Baleia de bico de Blainville
Clique sobre a fotografia para aumentá-la

Mesoplodon densirostris

NoMES

Açores : bico de garrafa - POR : Baleia de bico de Blainville - GB : Blainville's beaked whale – FR : Baleine à bec de Blainville - NEDER : Spitssnuitdolfijn van de Blainville - D : Blainville-Zweizahnwal

biologIa

A baleia de bico de Blainville (Mesoplodon densirostris) é a baleia de bico do género Mesoplodon mais disseminada e provavelmente a mais documentada. O nome "densirostris " é a forma latinizada de "do bico denso". O corpo da baleia de bico de Blainville é robusto e comprimido, mas um tanto comprimido lateralmente, quando comparado com outros Mesoplodons. Os machos têm uma aparência altamente distintiva: as maxilas inferiores “engolem” o rostrum, como acontece com as outras espécies, mas fazem-no no início da mandíbula, deslizando depois para baixo formando um bico longo. No topo da mandíbula inferior, encontram-se os dois dentes infestados por parasitas. Uma das características mais notáveis da baleia é a extremamente densa estrutura óssea do rostrum (daqui o seu nome), que são provavelmente uma forma de protecção contra a agressão de outros machos. O melão da baleia é liso e pouco visível. A coloração é cinzenta-azulada escura no lado superior e mais claro no lado inferior, e a cabeça é normalmente acastanhada. Os machos têm cicatrizes resultado de mordidas de tubarão, típicas do mesoplodons.
Os machos alcançam os 4,4 m e 800 kg, enquanto que as fêmeas alcançam os 4,6 m e 1 tonelada. Os juvenis têm 1,9 m de comprimento quando nascem e pesam 60 kg.

Observação

A equipa do Espaço Talassa observou esta espécie pela a primeira vez em 2007: 27 de Julho (6 milhas ao sul das Lajes do Pico), 10 de Agosto (6 milhas ao sul das Lajes do Pico) e finalmente a 3 de Outubro (2 milhas a sudoeste das Lajes do Pico)

Cetáceos dos Açores